My Cloud Home + My Cloud OS 5: Offline/Down (PT)

(Não querendo duplicar o tipo de post, mas numa tentativa de ajudar parte da comunidade portuguesa que tem dificuldades em perceber métodos de tecnologia - como é o meu caso)

Era importante saber se alguém já tem conhecimento de alguma novidade ou até métodos seguros para consegui aceder aos ficheiros da Cloud.

O meu caso: Não me recordo se ativei o acesso local e mesmo que o tivesse feito, não me recordo do user/password, sem mencionar que com este stress e ansiedade não me estou a conseguir recordar da pw para entrar no dahsboard, portanto teria de recuperar a pw, numa altura em que tudo o que está direcionada com a western digital está desativo, portanto não é possível fazer o pedido.

O meu ponto de vista: Não vou tentar fazer qualquer tipo de recuperação que implique desmontar a Cloud com receio de tornar o problema mais grave.

O meu problema: Não ter acesso aos ficheiros (ficheiros de anos) e não saber como se encontram ou se vou voltar a ter acesso, sendo que não os ter não é opção! Não só porque são importantes, mas como tenho clientes que preciso de dar resposta.

Se alguém tiver novidades, era importante tranquilizar a comunidade.

3 Likes

Boas campeão… infelizmente não é possível fazer muito, só esperar mesmo.
Como disseste e bem é possível extrair o disco e liga-lo a um PC com uma distribuição de linux para, dessa forma, extrair os dados.
De resto, não há muito mais que fazer.
Aconselhava-te a desligar as clouds da internet e da ficha, nunca se sabe a extensão dos danos causados por este ataque à WD.

2 Likes

Pensei nisso, mas como pode funcionar em relação ao “update”, tenho receio que se os ficheiros estiverem encriptados ao desligar tudo a cloud não receba os updates e seja mais um problema.

Felizmente tenho acesso local, apesar de já estar habituado a usar a app que sincronizava os ficheiros que eu quisesse colocar offline para trabalhar. No entanto o ideal é sempre poder aceder via web para podermos efetuar cópia para um segundo disco. Só dessa forma conseguimos dar ordem para copiar os ficheiros.

1 Like

Quando o pessoal fala em “encriptados” refere-se ao esquema de armazenamento dos mesmos.
O armazenamento é efetuado sob a forma de pastas e ficheiros com nomes não compreensíveis por humanos, e os nomes reais são guardados num ficheiro de bases de dados no dispositivo.
Podes ler mais sobre isso aqui: GitHub - springfielddatarecovery/mycloud-restsdk-recovery-script: A script to recover files from MyCloud REST SDK Folder Structure

1 Like

Eu pessoalmente não consegui habilitar essa funcionalidade a tempo precisamente porque a minha Home Duo estava estagnada na versão 7.16.0-220

1 Like

Eu sempre usei pelo WD Discovery App, que ao fazer login me dava acesso a cloud, raramente usava via browser, eu pergunto-me é como é que é feito o acesso local? Porque sinceramente não sei onde se faz/como se faz, seria possível explicar com algumas prints?

Q/B já sei como funciona, infelizmente no passado já tive um problema com um ataque de Ransomware em que ficheiro com os ficheiros todos encriptados sem acesso e quando finalmente tive acesso, alguns estavam danificados.

Eu uso mac e tentei seguir às apalpadelas um manual que a WD nos enviou por email. Supostamente em Junho a App vai deixar de funcionar e a WD pede para usarmos o método local. No entanto o pdf remete-no para este site com o link. How to Enable Local Network Access to Data on My Cloud Home Using the Dashboard
Espero que ajude.

1 Like

Só funciona se a cloud estiver atualizada. No meu caso a cloud não conseguia atualizar para além da 7.16.0-220

1 Like

Neste estado, onde é que eu conseguiria verificar a versão? Eu penso que a minha estava atualizada, porque recentemente o fiz (se não estou em erro).

A versão verifica-se nas definições da cloud.
Mas como nem te consegues ligar à cloud em si por causa de estar tudo em baixo, não consegues habilitar o acesso local no dashboard.
É acender uma vela e rezar

1 Like

Obrigada pela partilha dos portugueses por aqui. Só leio chinês em todos os outros
posts sobre este assunto. Estou a desesperar com esta situação!

1 Like

Como se percebe se dá para ligar a uma rede local?

Olá!
Boa ideia ter uma versão em PT.
Quando começam com palavreado muito técnico fica dificil de acompanhar .
No meu caso tenho lá todo o meu trabalho. Também acho que não ativei o acesso local. Nem sabia que era suposto fazer isso.
Pelo que percebi nao podemos fazer mais nada se não esperar

2 Likes

Ainda não percebi muito bem como é suposto saber se temos acesso, mas caso não tenhas ativado é possível que também não seja solução…

Pois aparentemente a “solução mais viável” é esperar! Já dizia o @joserod acender uma vela e rezar! Mas eu percebo-te @pedro_pixel tal como tu eu tenho todo o meu trabalho lá, ainda por cima como designer freelancer, fica difícil não saber qual é a situação dos ficheiros.

Western Digital is currently experiencing a service outage impacting the following products: My Cloud, My Cloud Home, My Cloud Home Duo, My Cloud OS5, SanDisk ibi, SanDisk Ixpand Wireless Charger.

We are working to restore service. We apologize for any inconvenience. Service Status and updated notifications can be monitored at http://status.mycloud.com/os4

1 Like

Houve um cyberatack na WD. Desligaram tudo. Ninguem tem acesso aos My Cloud

1 Like

Mais um dia sem novidades…

1 Like